Seguidores

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Surf: Amor para a vida toda

Além de contar sobre o seu amor pelo surf, Piero Iuliano de Angelis, aluno do 1º de Educação Fìsica (Bacharelado) da Fefisa, traz imagens do surf, um vídeo e uma revelação: Jesus, o primeiro surfista do mundo.

Olá galera,

Estou aqui hoje para falar um pouco sobre a minha relação com o surf.

Primeiro de tudo, gostaria de me apresentar.

Eu sou Piero Iuliano de Angelis, estudante do 1º ano de Educação Física Bacharelado da Fefisa e posso afirmar que é por causa do surf que atualmente estou cursando essa faculdade.

Acredito que há muito ainda a aprender e percorrer nessa vida e, eu estou me preparando para isso.


Começo essa minha história agradecendo a Deus por me aproximar do surf, por me colocar sempre nos lugares certos com pessoas incríveis à minha volta e projetos maravilhosos como o projeto Trilha 27, do qual faço parte e, que funciona todas as segundas e sextas, das 20h30 às 21h na Sala 1.

Bem, desde criança sempre tive paixão pelo mar, enquanto as outras crianças brincavam na areia, o meu negócio mesmo era na água. 


Não demorou muito tempo para descobrir a paixão pelo surf!


O surf é aquilo que mais amo no mundo.

No começo foi um pouco difícil seguir este caminho, pois não haviam escolas e profissionais com experiência ou capacitados quanto hoje, então tive que aprender na raça mesmo.

Outros fatores, como equipamento adequado, lidar com o medo e falta de conhecimento, também foram barreiras.

A primeira lição que aprendi foi não desistir e seguir o meu coração, por mais difícil que fosse subir em uma prancha e enfrentar aquele mar imenso, valeria a pena e, continua valendo.

Frases do surf

Costuma-se dizer que 'o surf é a Terra do Nunca!'

Acho que a maioria das pessoas lembra do Peter Pan, que vivia em uma ilha chamada ‘Neverland' (Terra do Nunca, em português), onde as crianças nunca cresciam.

Pois é, no surf é basicamente a mesma coisa. Enquanto você surfa, desperta a criança interior que existe em você e, é como se o tempo parasse e o sorriso no seu rosto fosse eterno, enquanto pratica.

Por mais que eu tente explicar a sensação de surfar, ainda que eu me esforce, nunca poderei traduzir com palavras a realidade. 

O que me leva a outra frase do surf. Uma marca bem conhecida, a Billabong diz: “Only a surfers Knows the feeling”, que quer dizer que somente um surfista conhece a sensação.

O surf e a vida

O surf pode ser um aprendizado tanto dentro quanto fora da água, pois é possível transferir o que se aprende dentro da água para a dimensão real de fora, que é a vida.

Quando comecei a surfar percebi que, enquanto esporte ou uma prática, tem dificuldades e obstáculos, assim como a vida e se não persistir e lutar, dificilmente se atinge objetivos e metas.

Aprendi que muitas vezes antes de subir em uma prancha é necessário aprender a cair, para aí, então, levantar novamente e tentar subir mais uma vez. Se não houver equilíbrio, as quedas serão frequentes e a turbulência cada vez maior, assim como tudo na vida.


Surf: espelho da vida. Aprender a dropar, aprender a cair.


Aprendi, também, que muitas vezes é necessário tomar decisões. Essas decisões podem resultar na realização do maior sonho, como no caso dropar (descer) uma bela onda. Pode também ser o maior pesadelo, como tomar um caldo tremendo, de tirar o fôlego.

Nos dois casos, a gente pode se levantar e esperar pela série de ondas novamente, seja para acertar, seja para aprimorar o que se aprendeu.

O que me emociona

Para descer uma onda é necessário estar totalmente conectado com o seu interior, uma sintonia harmoniosa entre a onda, o ambiente todo, o seu equipamento e a sua mente, ou seja, estar presente.

Eu sinto que os verdadeiros surfistas, os surfistas de alma, aqueles que têm o surf na sua essência mais profunda, vivem o que amam, ou seja, vivem o surf e não apenas surfam e, fazem do surf um estilo de vida, não apenas um esporte.

O surfista de alma aprende a cuidar do que ama, a respeitar o próximo dentro e fora da água, pois um dia também já passou pelo início, aprende a ensinar e faz questão de apresentar o surf para outra pessoa porque sabe que isso fará bem.

Também percebo que, quando se surfa, não se pensa em mais nada, apenas sente a energia e as boas vibrações que estão presentes na natureza.

Contato com a natureza.

Esse contato constante com o meio ambiente, faz com que o surfista esteja sempre em um cenário que poderia muito bem ser uma bela pintura.

Outro ponto que gosto muito desse estilo de vida é a constante vontade de explorar lugares novos, sair por aí se aventurando, vivendo.

O surf, para mim, é um presente de Deus que só traz benefícios para o ser humano que aprende na sua verdadeira essência e compartilha com o próximo.

O surf, na prática

Pensando na verdadeira essência do surf, resolvi ir além e criei o site Surfessence: http://www.surfessence.com.br/surf/ 




O meu objetivo é levar conhecimento às pessoas sobre aquilo que eu mais amo no mundo.

A ideia é que as pessoas achem tudo o que precisam sobre o surf e também o skate, desde informações até produtos e serviços. 

O site é novo e ainda está caminhando para que se possa oferecer, da melhor maneira possível, tudo que se pode procurar relacionado ao surf, bem estar e qualidade de vida.

Como eu disse antes, há um longo caminho a ser percorrido, ou uma onda bem extensa para correr, o que para nós surfistas, é e sempre será uma grande alegria!

A origem de tudo

Muitas pessoas podem até não saber, mas tudo isso eu devo ao primeiro surfista de todos, Jesus Cristo.

Muitos já devem ter ouvido falar que Ele caminhou sobre as águas, mas para mim Ele também surfou as ondas e ainda por cima sem prancha.

Mais do que um Mestre, é o responsável por despertar o amor dentro de mim e querer compartilhar com o próximo.

Obrigado SENHOR!

Essa foi apenas o começo de uma história.

Um vídeo para vocês

Assistam um vídeo muito bem elaborado sobre o que envolve o universo do surf e o que leva as pessoas a gostarem tanto, ou melhor, amarem o surf!





Aloha*!

Piero.



* Aloha - Saudação havaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário