Seguidores

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Redes sociais: sua aliada ou inimiga?

Veja neste 'bate-papo', aqui, no Blog do Trilha 27, dicas de como utilizar bem e do que não fazer nas redes. Prepare-se para o futuro, agora.

Quem assistiu a palestra do professor Fabio Saba, no Cobbefisa, no início de setembro, já vai ter ouvido falar o que eu dizer agora.

Fabio Saba: professor, consultor e empresário que esteve na Fefisa no início do mês.

Nós profissionais da Educação Física, bem como os colegas das Escolas de Ensino da Fefisa, Fisioterapia, Moda e Nutrição estamos construindo a sua marca.

Isso mesmo. A partir de agora, do ingresso no mercado de trabalho, o nosso nome passa a ser a sua marca. Ué, marca não é coisa de empresa? Não. É a preocupação de todos nós.

Podemos variar, usar um apelido, tirar um sobrenome, até mudar de nome, adotar um sobrenome que gosta, seja como for, inevitavelmente, seu nome passa a ser um patrimônio.

O meu patrimônio, no caso, está sendo construído sob a marca Denise Sammarone. Muito prazer. Sou estudante do 2º ano de Educação Física (Bacharelado) da Fefisa e faço parte do projeto Trilha 27, que funciona todas as segundas e sextas, das 20h30 às 21h na Sala 1. Venha conhecer a gente!

Bem, voltando ao assunto deste post. 

Saba falou bem como se constrói um bom patrimônio, o qual irá fortalecer sua (a nossa) marca: livros, muito estudo, escolhas inteligentes e pensando no longo, além de trabalho, trabalho, muito trabalho.

(Ah! A equipe de redes sociais do Trilha 27 fez uma entrevista com o Fabio Saba. Aguarde. Vamos colocar um montão de dicas dele aqui!)

Mas não estou aqui para repetir o que foi muito bem colocado por Saba. A ideia é reforçar e acrescentar um item ao patrimônio mencionado pelo consultor.

É preciso, então, construir, consolidar para poder ‘vender’ e divulgar a sua marca.

Queria comentar, então, a importância de você cultivar uma boa imagem, especialmente nas redes sociais.
Cuide do que você fala nos canais. Qualquer que seja a rede que utiliza – Facebook, Twitter, Instagram, Myspace, Linkedin, Chirp, Twoo, etc – é necessário tratar as palavras e as pessoas com respeito, lembrando que os seus fãs (amigos, seguidores) estão lendo e fazendo um julgamento a partir do que escreve.

Qual é a sua rede?


Então vou dar algumas dicas para você refletir.

1) Foi à festa? Bebeu todas na balada? Se divertiu horrores? Tirou fotos muito engraçadas (ou suspeitas)? Prefira não divulgar nas suas redes sociais.

Seu futuro chefe ou cliente pode acessar sua rede para te conhecer.  Você contrataria alguém com cara de louco, olhos esbugalhados, que parece frequentar a balada antes de ir trabalhar ou te atender? Pode não ser verdade, mas as pessoas pensam de tudo.

O fato é que ninguém tem nada a ver com sua vida. Fora do horário de expediente você faz o que achar melhor. A decisão é sua.

Mas será mesmo necessário sair falando para todos e escancarar sua vida íntima?

             2) Por outro lado, você pode – e deve, se quiser – aproveitar as redes a seu favor.

Você pode divulgar imagens e conteúdos ligados à sua área de conhecimento. Pode registrar participações em congressos e eventos. Fazer posts e reflexões sobre livros que está lendo, estudos que está realizando. Mostre para as pessoas o seu trabalho e as suas ideias ligadas à faculdade.

Você poderá ganhar pontos em um recrutamento.

Atualmente, é muito comum a área de Recursos Humanos das empresas utilizar as redes sociais para conhecer o perfil comportamental dos futuros COLABORADORES.

Nesta matéria, http://bit.ly/15P4Pf8, tem dados que vão te dar uma dimensão do uso das redes sociais pelos empregadores.

Para antecipar um muito importante...  Ao redor do mundo, estudos indicam que cerca de 91% dos empregadores utiliza as informações das páginas para ‘investigar’ os pretendentes aos cargos.

Que tal prestar atenção nisso?

Se você se ligar, pode ganhar um 'curtir' muito mais valioso para sua carreira.
      
       3) Ainda nesta linha, que tal cuidar da forma como se expressa? Nosso idioma é o seu cartão de visitas. Falado ou escrito, pode abrir ou fechar portas. A escolha vai ser sua.

Claro, o que vai valer é o seu conhecimento, mas não tem um que não repare na forma como você se expressa fora ou nas redes.

Como profissional, com uma marca e um patrimônio de conhecimentos, talvez deixe de ter sentido escrever de uma forma muito... digamos... adolescente.

A dica aqui é para você abolir a escrita ao estilo:

kd vc? nóix tamu juntu...  q q vc tá fazenu?

Que tal trocar por algo mais à altura de um profissional?

Ah! E vale um lembrete:

A língua portuguesa tem vírgulas, pontos finais, letras maiúsculas e minúsculas.

4) Você ainda não está muito familiarizado com redes sociais e quer escolher uma, mas não sabe qual?
       
     Minha dica pessoal é selecionar aquelas que você mais se identifica. Atualmente é mais comum que as pessoas tenha Facebook (pessoal e profissional), Google Plus (pessoal, notícias e profissional), Instagram (rede de imagens), Linkedin (rede profissional), Twitter (divulgar pequenas notícias) e Youtube (vídeos). 
  
     Aqui vai uma lista bem grande de redes: http://bit.ly/18HhcNe
     
     Conheça o perfil de cada uma delas, pense nos seus objetivos e escolha a que melhor atende suas ideias e propósitos.

     5) Ainda no quesito de utilizar as redes a seu favor. Isso mesmo, os educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais do design de moda podem se beneficiar muito das redes sociais. Vou plantar a semente de um assunto que mais para frente podemos explorar de forma mais ampla e profunda.

As redes sociais, e as comunicações em geral, podem ser suas aliadas para a divulgação do seu trabalho como personal, gestor de uma empresa ou consultor de saúde e bem estar. Será preciso conhecer, então, um pouquinho sobre marketing.

Vamos tomar como base o excelente trabalho do próprio Fabio Saba: www.fabiosaba.com.br. Acesse e veja.

E vou encerrando com mais uma dica. 
Aqui neste site http://bit.ly/14Eizd2 tem um montão de outras dicas. Intere-se!

Você pode comentar aqui ou me procurar na faculdade. Estou toda a 2ª e 4ª no Trilha 27.

Aproveite para curtir o Trilha 27 no Facebook:  www.facebook.com/trilha27

Lá sempre tem dicas de oportunidades de estágio e trabalho. Aproveite! Divulgue! Compartilhe!

Por Denise Sammarone - integrante da equipe de redes sociais do Trilha 27 da Fefisa.
--

Créditos
Imagem 1: http://on.fb.me/18pYFsB
Imagem 2: http://www.improxy.com.br/Redessociais.aspx
Imagem 3: http://bit.ly/14UnVXb


Nenhum comentário:

Postar um comentário